III Newsletter PROFILES (dezembro de 2012)
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Caros leitores, Olhando para aproximadamente dois anos de PROFILES, podemos ver progressos em todas as áreas de projeto. A primeira conferência PROFILES foi organizada e teve lugar em Berlim e o primeiro Livro PROFILES de apresentadores convidados foi publicado (Bolte, C., Holbrook, J., & Rauch, F. (2012; eds.). Inquiry-based Science Education in Europe: Reflctions from the PROFILES Project. Alpen-Adria-Universität Klagenfurt). Graças ao empenho dos nossos parceiros, novos módulos de ensino PROFILES, desenvolvidos ou adaptados, foram implementados em aulas e divulgados através de redes de trabalho, estendendo-se a todos os países PROFILES. Adicionalmente, os vários parceiros iniciaram a terceira e última ronda do “PROFILES International Curricular Delphi Study on Science Education” e a segunda ronda de cursos de desenvolvimento profissional contínuo (CPD). Além disso, temos o prazer e anunciar a adesão de um novo membro PROFILES: a Universidade Karlstad da Suécia. Damos-lhe as boas-vindas em nome do Consórcio PROFILES! Um dos focos principais desta edição é a 1ª Conferência Internacional PROFILES sobre as Visões dos Membros ”, que teve lugar em Berlim em Setembro de 2012; incluímos alguns destaques, assim como reflexões sobre o projeto. A equipa PROFILES |
Relatório da 1ª conferência Internacional PROFILES 1. Destaques da 1ª conferência Internacional PROFILES De 24 a 26 de Setembro de 2012, realizou-se a primeira Conferência internacional PROFILES sobre as Visões dos Parceiros acerca da Educação em Ciência Inquiry Based, na Alemanha, Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin). Gostaríamos de expressar a nossa gratidão à equipa da Universidade Livre de Berlim, cuja organização da conferência PROFILES foi muito bem-sucedida! Entre os mais de 100 participantes, estavam presentes parceiros de projetos de 20 países PROFILES diferentes, mas igualmente colegas de escolas, administração de escolas, e universidades interessadas em Inquiry-Based Science Education (IBSE). fez uma análise crítica sobre indicadores correntes do Continuous Professional Development (CPD) para professores, e ainda lançou algumas luzes sobre o apoio à propriedade do professor. Olaf Köller (IPN – Leibniz-Institut für die Pädagogik der Naturwissenschaften und Mathematik, Universität Kiel) apresentou uma palestra sobre a promoção da literacia científica em ciências naturais. Adicionalmente, referiu a motivação dos alunos como um sendo uma objetivo educacional, e que conclusões podem ser retiradas de estudos empíricos considerando este tópico. Sugestões adicionais dos líderes do pacote de trabalho PROFILES trouxeram luz aos resultados de desenvolvimentos recentes nas seguintes áreas: Envolvimento dos Membros e as análises sobre “PROFILES International Curricula Delphi-Study on Science Education“ (Theresa Schulte & Claus Bolte); a criação de ambientes de aprendizagem inovadores (Jack Holbrook & Miia Rannikmae) e ainda medidas de apoio ao Continuous Professional Development (CPD) e de aumento da propriedade do professor (Avi Hofstein, Dvora Katchevich & Rachel Mamlok-Naaman). Por último, mas não menos importante, Franz Rauch salientou como o envolvimento dos participantes na rede de trabalho ISBE-Network poderia ser melhorado. Os parceiros de projetos da Turquia, Finlândia e Chipre revelaram exemplos sobre como as Tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem servir de suporte o ensino e aprendizagem de ciência PROFILES via diferentes programas e ferramentas: e.g. incluindo robótica em módulos PROFILES (Bulent Cavas, Yasemin Ozdem & Pinar Cavas), usando software social na formação inicial de professores (Sirpa Kärkkäinen, Anu Hartikainen-Ahia, Tuula Keinonen & Kari Sormunen) e incluindo WebQuests como foco de aprendizagem via IBSE (Laura and Gabriel Gorghiu). Peter Labudde da University of Applied Sciences of Northwestern Switzerland (Deutsch: Fachhochschule Nordwestschweiz) identificou uma abordagem interdisciplinar de Ciência-Tecnologia_Sociedade (Science-Technology-Society, STS) com o ensino de ciência em linha com a filosofia PROFILES. A ênfase no desenvolvimento de módulos de ensino na sala de aula correspondentes às intenções do PROFILES foi colocada por Jack Holbrook (ICASE), enquanto Ingo Eilks (Universität Bremen), Rachel Mamlok-Naaman (Weizmann-Institute of Science, Israel) e Franz Rauch (Alpen-Adria-Universität Klagenfurt) salientaram o potencial da investigação para ultrapassar algumas questões, de forma desenvolver práticas exemplares na implementação do ensino PROFILES. A apresentação intitulada “Some like it hot”, por Klaus Roth, forneceu trivia-que-temos-de-saber sobre a história e botânica da química da pimenta (malagueta). À semelhança do ambiente de toda a conferência, também o jantar final ofereceu uma atmosfera simpática para discussões animadas e troca de experiências entre os participantes. Todos os artigos, discursos, palestras, pósteres e workshops foram publicados em livro. Este pode ser consultado na internet: http://ius.uni-klu.ac.at/misc/profiles/articles/view/29 2. Reflexões sobre o PROFILES Alguns pontos fortes do PROFILES:
Este ponto é apoiado pelo reconhecimento patente em vários relatórios recentes sobre o papel fundamental do professor em qualquer reforma ou inovação educativa. A IBSE deve ser a protagonista? 1Detalhes de todos os projetos de educação em ciência disponíveis no website Scientix: http://www.scientix.eu/web/guest/home)
A “onda” da IBSE foi também reforçada pelas recomendações da Conferência Internacional IAP: Taking inquiry-based science education (IBSE) into secondary education (IAP, 2010) e pelo relatório da ALLEA A Renewal of science education across Europe (ALLEA, 2012). Estarão com certeza certos, já que os mais ilustres da educação em ciência na Europa apoiam a IBSE com o caminho para melhorar e desenvolver a educação científica escolar no futuro. Há sempre o perigo em educação em seguir a última moda e excluir outras abordagens, frequentemente sem uma base firme de provas. A importante questão é perguntar se a IBSE se apoia em provas? A resposta parece ser negativa. O livro Visible Learning: A synthesis of over 800 meta-Analyses relating to achievement, de John Hattie, apresenta os resultados de 800 meta-análises de > 50,000 estudos de estratégias educativas envolvendo >200 milhões de crianças em todo o mundo. A aprendizagem inquiry-based está no fim da lista de estratégias bem-sucedidas (86º de 138) e não ultrapassa o limite de Size Effect de 0.40. Este resultado é mais forte porque analisa os resultados de variados estudos transversais a todos os níveis de ensino e a vários assuntos. Que impacto nacional tem o PROFILES?
Um problema-chave da sustentabilidade reside em mudar o sistema educativo num país, e incorporando novas ideias no sistema. Há inúmeros problemas que se colocam a esta tarefa:
Existe um fosso entre teoria e prática, e entre investigação de educação em ciência e ensino e aprendizagem em ciência (Childs, 2012). Construir uma ponte para este fosso é um dos desafios chave para projetos como o PROFILES. Segundo a famosa citação de Yogi Berra: “Em teoria não há diferença entre teoria e prática. Na prática há.” Como medir o sucesso da IBSE?
Não consigo responder a estas questões mas penso que são importantes questões a colocar. Talvez devêssemos aprender com John Hattie e observar o Size Effect na performance dos alunos como medida do sucesso do PROFILES. Como se relaciona o PROFILES com outros projetos da UE? Retomando o meu raciocínio inicial, o professor de ciências é a chave (e a barreira) da mudança.
Assim, precisamos de uma meta-análise de todos os projetos IBSE fundados pela CE a fim de retirar uma conclusão final, identificar boas práticas e materiais, etc. O ProCoNet e novo projeto Comenius, INSTEM, delineado na conferência PROFILES por Peter Gray, são uma iniciativa de boas-vindas. Precisamos de uma síntese, uma meta-análise de todos os projetos IBSE de modo a garantir que todo o dinheiro investido não foi desperdiçado e que os métodos e recursos efetivos desenvolvidos através dos vários projetos são disponibilizados a todos.
No fim do dia, o que os professores fazem é que conta. Gostaria de concluir com uma citação de John Hattie. Gostaria ainda de fazer um apelo final para que todos os aspetos do nosso ensino sejam pedagogia baseada em investigação e pesquisa; currículo e avaliação, e a IBSE tem um papel importante, se não o mais importante neste cenário. Mais informação sobre o projeto PROFILES pode ser encontrada no website PROFILES: www.profiles-project.eu ou no website do líder do pacote de trabalho PROFILES sobre “Difusão” na Universitaet Klagenfurt: http://www.ius/uni-klu.ac.at/profiles bem como nas homepages dos membros do Consórcio PROFILES que disponibilizam informação sobre o projeto PROFILES na língua materna do parceiro PROFILES. |
21-12-12 | escrito por josebarros | Newsletters | Deixar um Comentário
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