Publicações sobre PROFILES (em Português)
- Reis, G (2013). “Módulo Inquiry: “Brushing up on Chemistry”— à descoberta da Química nas pastas de dentes: uma experiência com alunos do ensino básico””. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 129, pp. 49-50. (Artigo – Download PDF)
- Néry,A., Garcês,A.,Vales, S. (2013). “O Gás que Bebemos … O Dióxido de Carbono em Bebidas Carbonatadas” “Módulo inquiry” para o estudo dos gases e das suas propriedades. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 130, pp. 59-62. (Artigo – Download PDF)
- Francisco, N.; Morais, C; & Paiva, J., (2013). Produção colaborativa de módulos “inquiry”, sua implementação e avaliação no ensino da química do 11º ano de escolaridade; In Tavares, C. , Paiva, I., Oliveira, J., Santos, J., Silva, S., Bettencourt, T. (Eds) Forum Coinquire 2013, Coimbra, Portugal, 4 e 5 de outubro, 2013. (Abstract – Download PDF)
- Francisco, N.; Morais, C; & Paiva, J. , Módulos Inquiry: uma metodologia diferenciada em Ciência, IV Congresso Internacional de Educação Diferenciada realizado na Faculdade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, 19 e 20 de abril, 2013 (Artigo e Apresentação – Download em PDF)
- Alonso, R. & Morais, C. (2013). “Qual é o melhor combustível?” – Módulo inquiry para o estudo das entalpias de combustão”. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 128, pp. 55-58. (Artigo – Download em PDF)
- Morais, C., Barros, J. & Paiva, J. O b-learning promovendo a Formação Contínua de Professores de Ciências no âmbito do Projeto Europeu PROFILES: descrição da experiência portuguesa; II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, Portugal, 30 de novembro a 02 de dezembro 2012. (Artigo e Poster – Download em PDF)
- Morais, C., Paiva J. & Francisco N. (2012). “ Módulos inquiry”: desenvolvimento e utilização de recursos educativos para a potenciação do inquiry based-learning no ensino da química. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química , 127, pp.73-77. (Artigo – Download PDF)
- Morais, C., Francisco N. & Paiva J. (2012). “Precisas de química para seres um bom cirurgião ortopedista? Módulo inquiry” para o estudo do equilíbrio químico de oxidação-redução. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química , 127, pp. 78-80. (Artigo – Download PDF)
Publicações sobre PROFILES (em Inglês)
- Morais, C; Paiva, J. & Barros, J. (2013). “Technological Support for Inquiry-based Learning: Development and Use of Digital Resources in Science Education within the European Project Profiles” In L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres (Eds.), ICERI2013 Proceedings – 6th International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilha, Espanha, 2013. Espanha: International Association of Technology, Education and Development (IATED) ISBN: 978-84-616-3847-5 (pp. 5236 -5240). Citation indexed: ISI Web of Science (Poster – Download PDF)
- Ribeiro, D.; Morais, C. & Paiva, J. The PROFILES project as a way to provide continuous professional development of the science teachers. 3rd Portuguese Young Chemistry Metting realizado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 9 a 11 de maio de 2012. (Poster – Download PDF)
- Morais, C; Paiva, J. & Barros, J., Inquiry-Based Science Education and Continuous Professional Development within a European Project: some considerations about its development in Portugal, 5th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI 2012), Madrid, Spain, 19th – 21st November, 2012. (Artigo e apresentação – Download PDF)